Uncategorized

Resenha: @mor

Título: @amor

Autor: Daniel Glattauer

Editora: Suma de Letras

N° de páginas: 184

Ano de lançamento: 2012




Sinopse: Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. A expectativa é uma faca de dois gumes e a realidade pode não estar à altura. A tradição dos romances epistolares, compostos exclusivamente de trocas de cartas, é antiga na literatura ocidental. O primeiro livro com estas características, o espanhol Prisão de amor, de Diego de San Pedro, data de 1485. No século 18, o gênero se tornou popular, com clássicos como Ligações perigosas, de Choderlos de Laclos, Clarissa, de Samuel Richardson, e O sofrimento do jovem Werther, de Johann Wolfgang von Goethe. O austríaco Daniel Glattauer dá nova vida à tradição epistolar em @mor, primeiro de dois romances que exploram um relacionamento sustentado basicamente em trocas de e-mails. Romance de estreia de Glattauer e campeão de vendas na Alemanha e na Espanha, o livro explora, sob roupagem moderna, sentimentos familiares a amantes de todas as gerações.

Leo e Emmi se conhecem quando Emmi tentava cancelar a assinatura de uma revista, ela acaba enviando email para o endereço errado e o email caí na caixa de entrada de Leo. O engano cometido por Emma já havia sido cometido por outras pessoas e depois de tudo esclarecido Leo não manteve contato, mas com Emma foi diferente, depois de esclarecido o engano eles continuaram a trocar e-mails, a troca de e-mails continuou de tal forma que quando se deram conta já estavam apaixonados um pelo outro.


Antes mesmo de iniciar a leitura eu já estava com a expectativa de que esse seria ‘O’ livro, não apenas um livro, mas aquele livro que nunca seria igualado, que me marcaria de tal forma que jamais esqueceria ele e de certa forma ele conseguiu isso, @mor é um livro ímpar, a história de amor de Emmi e Leo definitivamente não é comum, primeiro porque começou por e-mails e segundo porque Leo não quer encontrar Emmi, embora ele esteja apaixonado por ela, ele crê que encontrando ela o que ele sente por ela vai terminar.


O fato de o livro ter sido escrito todo em forma de e-mails tornou a leitura rápida e deliciosa, eu adoro livros desenvolvidos assim, a leitura fica mais dinâmica, e no caso de @mor o formato email trouxe ao livro um pouco da angústia e expectativa que eles tem quanto ao recebimento dos e-mails, tem partes no livro que chega a dor um pouquinho de dó dos personagens quando um não responde o email enviado pelo outro.


Durante o decorrer da história ambos os personagens tomam atitudes que são das mais corretas e isso fez com que eu quisesse entrar no livro e lhes matar, de verdade gente, mas lhes dei mais uma chance e eles se redimiram, em parte pelo menos. Mas ainda sim eu adorei a leitura, me identifiquei com ambos os personagens em determinados pontos e estou bastante ansiosa pela continuação.


Indico a leitura de @mor para todos aqueles apaixonados pelo amor e por suas diversas formas, se preparem para embarcar no delicioso mundo de Leo e Emmi e viver os conflitos que lhes afligem, lhes amar e lhes odiar e ao final ficar com a expressão ‘Cadê a continuação?!’. 


Alguém já leu? Alguém pretende ler? Dividam suas opiniões pessoal…rsrs’. 

Beijos, 


Jaira Costa

Jaira Costa

Apaixonada por livros, ama música, chocólatra, viciada em séries. Calada, hiperativa, sincera, cheia de idéias na cabeça e com pouco tempo pra colocar elas no papel. Publicitária, futura escritora (escrevendo pra chegar ser uma de verdade). O resto você descobre aqui no blog.

Post anterior

Resenha: À Primeira Vista

Próximo post

Lançamentos de Fevereiro da Editora Gente

9 Comments

  1. janeiro 18, 2013 at 1:09 pm — Responder

    Embora eu normalmente não curta muito livros com continuação @mor me chamou atenção desde o dia em que li a sinopse. Inclusive já cheguei a postar sobre ele no meu blog. Gostei muito da resenha, parabéns!

  2. janeiro 18, 2013 at 2:43 pm — Responder

    Eu já li e esperava muito mais dele.
    A leitura é fácil,li em 1hr, enquanto me deslocava pro trabalho, mas achei chatinho. As vezes eu pensava ‘que saco’, hehehe.

  3. janeiro 19, 2013 at 12:00 am — Responder

    Eu gostei bastante da leitura, li muito rápido =}
    No final do livro eu fiquei *hã como assim? tem continuação?!*
    Fui correndo para o computador descobrir e eis a surpresa >.< "
    Estou no aguardo ansiosa pela continuação, pois gostei muito mesmo!

    postitandscrapbook.blogspot.com.br

  4. janeiro 19, 2013 at 2:09 am — Responder

    Não pretendo ler tão cedo, mas só porque minha fila anda abarrotada hehe. Mas também adoro romances epistolares, e acho que esse livro me agradaria. Eu nunca tive uma grande expectativa a ponto de achar que este seria “O” livro para mim, tanto que ainda não corri atrás para comprá-lo, não tive tanta urgência assim. Mas creio sim que seria uma leitura supergostosa e que traz um daqueles romances que a gente lê e solta vários “ownnn”. =P

    Bjs
    LivroLab.blogspot.com

  5. janeiro 19, 2013 at 2:16 am — Responder

    AAAAAh eu já vi tantas resenhas legais sobre esse livro. Achei a capa muito fofinha, e o enredo me conquistou totalmente. Espero que em breve eu tenha um oportunidade de ler.
    Beijos,
    Fernanda,
    http://www.lendoeesmaltando.blogspot.com.br

  6. janeiro 19, 2013 at 12:01 pm — Responder

    Oi Jairaa
    Adorei a resenha, quero e pretendo ler ele sim. É um dos primeiros da listinha de compras…hehe
    Afinal, eu adoro um romance baunilha.

    Beijão

    Tela
    http://www.penseiraliteraria.com.br/

  7. janeiro 20, 2013 at 1:40 am — Responder

    Interessante uma trama escrita através de e-mails, fiquei curiosa, 😉

  8. janeiro 24, 2013 at 5:02 am — Responder

    Já ouvi muitos comentários positivos em relação ao livro, estou bem curiosa para lê-lo.

  9. […] algum tempo atrás postei por aqui a resenha de @mor e comentei que estava super curiosa pela continuação, pois bem, finalmente consegui ler a […]

em resposta a:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *